quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atrás dos sonhos...






Tá muito a fim de uma coisa, mas não sabe se vai dar certo? A gente dá uma forcinha!


Desde pequena você sonha em ser a primeira bailarina do Municipal e flutuar entre saias rodadas e sapatilhas, contando histórias de princesas, bailarinas de caixas de música ou de cisnes que morrem de amor e solidão? Ou, então, se imagina em sua primeira exposição de quadros sorrindo e distribuindo beijinhos a cada cumprimento que recebe por seu talento? Pode ser que seu sonho seja apenas conquistar o coração do menino mais popular do colégio. Não importa se seu objetivo é um desses modelos clássicos aí de cima ou se você quer ser atriz, escritora, jogadora de futebol da seleção brasileira, fazer um intercâmbio na Índia ou qualquer outra coisa do gênero. O importante é correr atrás do seu objetivo e não desistir no primeiro obstáculo. Muito menos dar ouvidos a quem duvida do seu talento ou faz piada do seu desejo.
Persistência, a chave do sucesso Sua avó costuma dizer que “nada cai do céu”? Pode apostar que ela tem razão. Quando você escuta aquelas histórias maravilhosas que a menina estava no supermercado com a mãe e, de repente, aparece um caçador de talentos e a transforma numa superstar, acredite que isso acontece, sim senhora. Para ter sucesso na vida, a sorte – nesse caso representada pelo caçador de talentos que estava na hora e no lugar certo .


é fundamental. Porém, o que todo mundo esquece de dizer na hora de contar a vida dessas sortudas é que entre o momento da descoberta e até chegar lá no topo existe muito suor, trabalho e lágrimas. Você nem imagina como a Gisele Bündchen gastou sola de sapato para fazer castings e quantos “nãos” escutou antes de chegar a ser uma übermodel, mais que top model, conhecida internacionalmente. Por isso, anote aí no seu caderninho: o segredo de inúmeras modelos, artistas, cantoras, pesquisadoras, cientistas de sucesso ou qualquer outra coisa que seja está basicamente em duas palavras: talento pra coisa e persistência.
Não abro mão Persistência nada mais é do que uma idéia firme e constante de algo que se pretende fazer, mesmo que você encontre uma série de dificuldades pela frente. A vida está cheia de exemplos de vencedores persistentes. Quer ver? A porta mais comum para o jovem que quer ser jogador de futebol e não tem padrinho é participar de uma peneira, nome dado aos testes de seleção feitos por clubes. Nessas provas, talento é fundamental, mas também é preciso uma pitada de sorte. O aspirante a craque tem poucos minutos para mostrar seu talento e ninguém quer saber. É bem conhecida a história do jogador de futebol Cafu, que foi recusado em oito peneiras antes de ser, enfim, selecionado. A maioria dos meninos teria desistido frente a tanta frustração, mas ele não. O resultado de sua persistência você já sabe: o mundo inteiro o viu levantando a taça no final da Copa de 2002 no Japão.



Questão de aprendizado Tem gente que já nasce dotado de uma persistência de fazer inveja a qualquer maratonista. Mas esta é uma qualidade que podemos aprender a ter e a ser. Veja algumas dicas:
• Criar um objetivo, não importa qual seja o seu. Se quiser ser artista plástica, comece a descobrir as várias formas de arte, como pintura, escultura, fotografia. Depois, você pode entrar numa escola que tenha várias modalidades para experimentar e descobrir qual delas mais a agrada. Esse caminho pode ser o mais longo e demorado, porém é o que dá mais resultados. Você pode ter nascido com o dom, mas o seu (como o de todo mundo) precisa ser lapidado, aprimorado. Lembre-se de que o sucesso depende de sorte, talento, conhecimento e persistência.
• Quem não consegue focar a atenção em apenas uma coisa por vez, desiste mais fácil, em geral, no primeiro obstáculo. Por isso, aprenda a focar sua atenção no que deseja. Se o seu é ser uma grande pintora, dedique-se ao desenho primeiro, depois ao estudo das cores, das formas, da luz, antes de montar o cavalete na praça e sair pintando.
• Assumir que a primeira – ou a décima quarta – tentativa não deu certo, mais do que natural, é uma forma de incentivo. Em vez de se sentir derrotada e abandonar seu grande sonho, tente descobrir o que pode ser melhorado até chegar no objetivo final.
• Imagine como será a sua enorme emoção ao inaugurar a sua primeira exposição de quadros. Esses exercícios de imaginação vão ajudá-la a agüentar os momentos mais difíceis e lhe darão uma injeção de ânimo quando você estiver meio pra baixo.
• Não está dando certo? Deixe seu objetivo um pouco de lado. Procure respirar fundo, relaxar. Vá dar uma volta, encontrar um amigo, dê um pulo no cinema e solte gargalhadas. Depois de passado o estresse, você verá que sua inspiração vai voltar com muito mais força.
Xô, inveja
Podem aparecer pessoas pelo caminho querendo fazer com que você desista do seu sonho. É incrível, mas o que tem de gente invejosa, você nem imagina. Por isso, é bom saber selecionar bem quando ouvir ou não os conselhos de uma “amiga”.
Se você só escuta de uma garota coisas do tipo “Nossa! Ser violinista. Que coisa mais chata ou fora de moda”, esqueça. Ela não entende nada de sonhos nem de talento musical. O que ela quer é que você desista para lhe fazer companhia, não porque é má, mas por mau hábito mesmo.
Existe uma infinidade de frases, (maus) conselhos e tentativas de minar a sua autoestima até que você desista. Porém, você é quem deve aprender a distinguir quando vale a pena dar ouvidos aos palpites dos outros ou não.
Nem todo mundo joga contra. Se você não tem o menor talento com os pincéis, muitas vezes, é pura perda de tempo e energia insistir em uma atividade para a qual você não nasceu. E não é nenhum fracasso desistir de um sonho para descobrir outro. Quem sabe você não tem aquele clique e percebe que nasceu para brilhar como cantora lírica? Por isso, quando muitas pessoas passam a dar toques sobre sua persistência mal orientada, não custa nada parar e pensar no assunto. Um dos grandes aprendizados na vida é reconhecer quando a rota está errada e corrigir o percurso. Só assim saberemos atingir os nossos objetivos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário